ORADORES
Workshops
- Nutricionista e Chef de Cozinha com cerca de 30 anos de experiência no setor da restauração privada e coletiva. Professor com 24 anos de atividade permanente, atualmente Assistente Convidado do Politécnico de Leiria (onde fez toda a sua formação superior) nas áreas de tecnologia alimentar e nutrição na Escola Superior de Saúde. Mestre em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar, Licenciado em Dietética e Nutrição, é também licenciado em Gestão Turística e Hoteleira.
- Dedica-se à investigação, inovação e desenvolvimento de novos alimentos a partir de medronho e outros componentes do Arbutus unedo na empresa Medronho & Canela com sede em Proença-a-Nova, da qual é proprietário, e no CiTechCare do Politécnico de Leiria, onde é Investigador Colaborador.
- Tem vindo a desenvolver vários produtos e projetos na fileira do medronho e do medronheiro. Nesse âmbito, é o promotor e detentor da marca Pão de Medronho ® (3º Lugar Inovação INOVAGRI 2019, 1º Prémio Food Fab Lab/INOVCLUSTER 2021 – 4ª edição), tendo igualmente arrecadado o Prémio Potencial de Mercado 2021 com as Trufas e Bombons de Medronho.
- É consultor especialista em gastronomia, tecnologia alimentar e alimentação coletiva em IPSS e outras organizações públicas e privadas.
- Parceiro do Bioaromas desde 2009 (projeto escolar para jovens com N.E. Especiais da UEE Pedro da Fonseca/ C. Ciência Viva da Floresta). Iniciou, recentemente, um novo projeto pessoal, o Comeres da Terra®, que visa a promoção da alimentação e gastronomia de base local, das cadeias curtas de abastecimento, com especial destaque para pequenos e diferenciadores produtores locais, enfatizando estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis com base nas dietas atlântica e mediterrânica.

Chef Rui Lopes
"De Portugal ao Chipre: A dieta que nos une"
- Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa de 2008-2014.
- Internato de Formação Específica em Medicina Interna na ULS S. José de 2016-2021.
- Assistente Hospitalar de Medicina Interna e médica da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos de 2021-2024
- Mestrado em Cuidados Paliativos na Universidade Católica Portuguesa de 2023-2025.
- Médica no Instituto S. João de Deus Carnaxide desde 2024 (Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos)

Dr.ª Marta Ilharco
"Personalizar com Humanidade: Ética Alimentar nos Cuidados Paliativos"
- Com mais de 15 anos de experiência em Investigação & Desenvolvimento (I&D), inovação de produtos e comercialização nos sectores farmacêutico, biotecnológico e de agricultura celular.
- Fez parte da AstraZeneca e liderou I&D em três startups no Reino Unido, incluindo a Ivy Farm Technologies, onde esteve à frente do desenvolvimento da primeira salsicha de carne celular.
- Atualmente, é CTO da Cell4Food, consolidando a sua experiência em agricultura celular, com foco principal no desenvolvimento de polvo celular. Filipa é
- Doutorada em Células Estaminais e Medicina Regenerativa pela Universidade de Cambridge e alumni do Instituto Superior Técnico.
- É também mentora na Associação Cellular Agriculture UK.

Prof. Doutora Filipa Soares
"Cultivar sem semear: O segredo da Agricultura Celular'"
- Diretor de Investigação e Desenvolvimento (I&D) na Cell4Food, a primeira empresa em Portugal dedicada à agricultura celular na área alimentar, em particular à produção de peixe, moluscos e crustáceos cultivados.
- Fez um mestrado em Engenharia Biológica e doutoramento em Bioengenharia (IST).
- Anteriormente, foi investigador sénior no iBB – Instituto de Bioengenharia e Biociências, onde coordenou projetos na área da bioengenharia de células estaminais e tecnologias de biorreatores e Professor Convidado no IST.
- É co-fundador e diretor executivo da CellAgri Portugal, Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Agricultura Celular, e membro fundador da Network of Cellular Agriculture.
- Atualmente, trabalha no desenvolvimento de sistemas alimentares sustentáveis, com foco na produção de polvo cultivado.

Prof. Doutor Carlos Rodrigues
"Cultivar sem semear: O segredo da Agricultura Celular'"
- Engenheiro e nutricionista clínico, licenciado em Ciências da Nutrição pela Universidade do Porto.
- Atualmente está afiliado à ProVeg Portugal e é membro da equipa de investigação internacional da ProVeg.
- O seu trabalho clínico centra-se em apoiar indivíduos na adoção de dietas nutricionalmente adequadas e equilibradas, promover a melhoria do desempenho desportivo e orientar pacientes na transição para padrões alimentares ricos em alimentos de origem vegetal.
- Os seus interesses de investigação e profissionais incluem dietas de base vegetal, nutrição desportiva e novas alternativas de origem vegetal.

Dr. Lucas Oliveira
"Vegetarianismo: Moda ou Mudança?"
- Nutricionista, atualmente a desenvolver a sua dissertação no Mestrado em Ciências Gastronómicas na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
- Concluiu a Pós-Graduação em Gastronomia Criativa na Universidade Europeia, com um projeto 100% de origem vegetal, revisto do ponto de vista nutricional e sustentável.
- Atua como consultora nutricional e gastronómica, especializada na criação e implementação de conceitos de cozinha vegana inovadora, nutricionalmente equilibrada e cientificamente fundamentada.
- Concebe menus disruptivos e fora da caixa, explorando novas linguagens culinárias e proporcionando experiências alimentares únicas, alinhadas com os princípios da nutrição baseada em plantas.
- No ITAU Portugal, lidera um projeto de transformação alimentar nos espaços de restauração da empresa, desenhando experiências gastronómicas vegan que conciliam prazer, inovação e equilíbrio nutricional.
- Colabora com organizações internacionais, como a ProVeg International, criando pontes entre o sector empresarial e iniciativas institucionais que promovem o aumento da oferta de refeições 100% vegetais, equilibradas e atrativas, com especial foco no sector da saúde.
- Autora da página @happynutricook, espaço de divulgação de nutrição e gastronomia vegan criativa, onde partilha receitas, conceitos e informação científica acessível, promovendo uma visão atual e inspiradora da alimentação à base de plantas.
- A sua missão é contribuir para uma nova cultura alimentar, onde ciência, criatividade e sabor se unem para inspirar escolhas mais conscientes e transformar a gastronomia contemporânea.
Dr.ª Constança Santos
"Vegetarianismo: Moda ou Mudança?"
- Licenciada em Ciências da Nutrição desde 2013, detém o grau de mestre em Nutrição Clínica, bem como pós-graduações em Nutrição em Oncologia e em Intervenção Personalizada no Tratamento da Obesidade e Doenças Associadas e curso de especialização em Gestão de Empresas.
- Exerce funções na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa desde 2018, tendo desenvolvido atividade em diversos serviços nas áreas da Nutrição Clínica e Comunitária e Saúde Pública.
- Em finais de 2021, apresentou um projeto para a integração da Nutrição nos Cuidados de Saúde no Domicílio (CSD), o qual foi aprovado e implementado no início de 2022.
- Desde então, desempenha funções como nutricionista no âmbito dos CSD, inicialmente nos Polos Ocidental e Oriental, sendo atualmente responsável pelo Polo Ocidental de CDS, tendo sido integrada uma nova nutricionista no início deste ano no Polo Oriental.
- Antes de iniciar funções na SCML, desenvolveu atividade profissional em outras instituições, mantendo sempre uma estreita ligação à área da Nutrição Clínica

Dr.ª Filipa Teixeira Morgado
"Campainha da saúde: Nutrição à sua porta"
- CEO e fundadora da Qina, uma consultora e plataforma de inovação em saúde e nutrição personalizadas, que atua na interseção entre alimentação, saúde, tecnologia e sociedade. A Qina liga consumidores e marcas num ecossistema de nova geração, através da combinação de dados, insights em tempo real, ferramentas de IA e telemedicina, contando com o apoio de uma rede de especialistas.
- Tem mais de 25 anos de experiência na indústria da nutrição clínica e médica.
- Combina a sua experiência em nutrição, negócios e investigação para ajudar empresas a criar soluções de saúde personalizadas, benéficas para a saúde e fundamentadas na ciência.
- Na Qina, foca-se em apoiar empresas a tirar partido das mais recentes tecnologias para compreender melhor os seus clientes e desenvolver soluções com impacto real.
- É defensora do uso responsável da inteligência artificial e da equidade em saúde.
- É também oradora internacional regular e investigadora publicada na área da saúde personalizada apoiada por tecnologia.

Dr.ª Mariëtte Abrahams
"AI-ming for Personalization"
- Licenciada pela FCNAUP
- Nutricionista na Diaverum desde 2018
- Encontra-se atualmente a frequentar o mestrado da NMS de Nutrição Humana e Metabolismo.

Dr.ª Juliana Pereira
"Os Dois Pratos da Balança: Fósforo e Potássio na Doença Renal"
- Licenciada pela FCNAUP
- Pós-graduada em Nutrição e Oncologia pela Católica Medical School
- Nutricionista na Diaverum desde 2020

Dr.ª Patrícia Moreira
"Os Dois Pratos da Balança: Fósforo e Potássio na Doença Renal"
- Nutricionista e Performance Nutritionist registada no SENR (UK).
- Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e mestre em Nutrição no Desporto pela Liverpool John Moores University, tem vindo a consolidar a sua prática na área da nutrição desportiva.
- Conta com experiência internacional, tendo desempenhado funções como Nutricionista da Academia Feminina do Manchester United durante a época 2022/2023.
- Atualmente, colabora com o Sporting Clube de Portugal, onde integra a equipa técnica como Nutricionista da Equipa Principal e da Academia Feminina.

Dr.ª Mariana Oliveira
"Recuperar para Avançar: Performance Muscular"
- Nutricionista especialista em Nutrição Clínica pela Ordem dos Nutricionistas (0696N), dedica-se sobretudo à área materno-infantil.
- É licenciada em Dietética e Nutrição pela ESTeSL, mestre em Saúde Pública com foco na promoção da saúde materno-infantil pela ENSP, e possui especializações em Nutrição Pediátrica (Universidade Católica de Lisboa) e em Obesidade Infantil (European Childhood Obesity Group).
- A sua formação complementar inclui ainda cursos nas áreas da nutrição pediátrica, diabetes tipo 1 em crianças e jovens, alimentação infantil pelo método BLW, fertilidade e nutrição em contexto de reprodução medicamente assistida.
- O seu percurso profissional desenvolveu-se no Hospital Beatriz Ângelo (2011-2022), onde foi responsável pelas áreas de pediatria, neonatologia, obstetrícia e perturbações do comportamento alimentar, e no Hospital Lusíadas Lisboa (desde 2022), onde integra equipas multidisciplinares nas áreas médico-cirúrgica, pediátrica, ginecológica e obstétrica.
- Paralelamente, tem acompanhado consultas de nutrição em saúde da mulher (SOP, endometriose, fertilidade, gravidez e pós-parto) e em pediatria (alimentação complementar, seletividade alimentar, obesidade infantil, má progressão ponderal), mantendo ainda atividade como orientadora de estágios de nutrição.

Dr.ª Ana Rita Silva
"Pequenos paladares, grandes desafios"