Conhece o programa do nosso

Webinar

Sábado
8 de maio

THE MORE YOU LEARN • THE MORE YOU EARN

Conteúdo do acordeão

Apesar de a Dieta Mediterrânica fazer parte da identidade cultural e gastronómica do nosso país, uma grande maioria da população tem vindo a optar por opções mais ocidentalizadas. Tens noção de quais são as consequências deste afastamento? Sabes qual foi o caminho que as gerações passadas traçaram até chegarmos a esta Dieta sustentável? Conheces todos os benefícios que podes ter em adotá-la?

Pois bem, vamos agarrar a Dieta Mediterrânica com unhas e dentes e não deixar perder os bons hábitos que nos foram passados. Contamos contigo nesta sessão?

Mesa Redonda

Moderadora: Prof.ª Doutora Cláudia Marques

Marcos da História da Dieta Mediterrânica
Prof.ª Doutora Helena Real

Impacto da Dieta Mediterrânica na Saúde
Dr.ª Shámila Ismael

O Afastamento dos Portugueses da Dieta Mediterrânica:
Uma Reflexão Sociológica
Prof.ª Doutora Mónica Truninger

Nós somos o reflexo de quem nos rodeia, e as crianças não são exceção. Para além das vivências familiares, são ainda expostas aos hábitos do meio social e cultural onde se incluem. Assim, os seus gostos, o seu palato e até o seu padrão alimentar vai sendo construído com base na observação do que as rodeia.

Quais serão os comportamentos de risco dos pais que põe em causa a saúde das crianças? O que são as doenças do comportamento alimentar?

Vem esclarecer estas e outras questões nesta sessão que promete ser enriquecedora!

Sessão Plenária

Moderadora: Prof.ª Doutora Catarina Durão

Oradora: Dr.ª Dulce Bouça

ALMOÇO

Conteúdo do acordeão

Atualmente, a preocupação com a qualidade de vida e, consequentemente, com a qualidade da alimentação é cada vez maior. Com o avanço da Nutrição personalizada, os estudos focam as diferenças individuais e que levam muitas vezes a respostas diferenciadas entre indivíduos. E é a partir daqui que surge a nutrigenética, uma ciência emergente que utiliza ferramentas moleculares para avaliar a resposta de uma determinada dieta num indivíduo específico com um genótipo específico, permitindo compreender a influência específica dos genes sobre a resposta do organismo ao que comemos, traduzindo a variabilidade interindividual. Ainda, é importante olhar no sentido contrário e reconhecer a capacidade que os nutrientes têm em modular as diferentes vias metabólicas e funções fisiológicas do organismo, surgindo ainda a nutrigenómica. Este é um campo em constante evolução e uma área fulcral para atingirmos uma prática clínica personalizada e focada no paciente.

Mesa Redonda

Moderadora: Prof.ª Doutora Marta Silvestre

…E o seu Papel em Casos Clínicos

Dr.ª Teresa Herédia

…No Comportamento Alimentar e Obesidade

Dr. Daniel Luís

…Na Inflamação Crónica

Dr.ª Caroline Mesquita

Tens uma paixão pelo Desporto? Alguma vez praticaste desportos de Equipa? Nutrição no Desporto é uma área na qual tens interesse?

A alimentação e a nutrição desempenham um papel crucial no desempenho desportivo e os atletas são encorajados a seguir estratégias nutricionais para otimizar o seu rendimento físico, mental e estado de saúde.

A palestra “Intervenção Nutricional e o seu Papel em Desportos de Equipa” é dedicada a futuros profissionais de saúde e atletas, cuja curiosidade passe por temas como a relação da alimentação com o rendimento e a recuperação do exercício através de estratégias nutricionais bem escolhidas e planeadas.

Sessão Plenária

Moderadora: Prof.ª Doutora Mónica Sousa

Orador: Dr. Diogo Ferreira

Vivendo uma pandemia, inevitavelmente passamos a olhar para a nossa saúde com outros olhos, com especial cuidado no que ao Sistema Imune diz respeito. Tentamos maximizar os componentes que possam reforçar e fortalecer as nossas defesas, de forma a estarmos menos propensos para contrair doenças. Neste âmbito, temos a participação do Professor Philip Calder, especialista com inúmeros papers e artigos no tema e com um enorme reconhecimento internacional.

Neste espaço, irás ter a possibilidade de descobrir como podes modificar o teu dia alimentar e as tuas escolhas para maximizares a tua imunidade. 

Não percas a oportunidade de aprender com os melhores.

Keynote

Moderador: Prof. Doutor Júlio César Rocha

Orador: Professor Philip Calder

intervalo

Conteúdo do acordeão

O Programa Social da N2S Conference consiste num Escape Room Online em que cada grupo, com o mínimo de duas pessoas e máximo de cinco, tentará ajudar uma família nas aventuras que uma viagem até França lhes espera!

Durante o Escape Room, terás que resolver várias atividades mais tradicionais (como labirinto e sudoku), responder a perguntas de conhecimento geral e algumas da área da Nutrição… Isto tudo no menor espaço de tempo possível!

Todos os membros da Equipa deverão ser participantes da N2S Conference (independentemente do tipo de bilhete adquirido).

Inscreve-te a ti e à tua Equipa até dia 3 de maio e habilita-te a ganhar os vários prémios que temos preparados para ti (e que estão anunciados nas nossas redes sociais).

DOMINGO
9 de maio

A NEW OPPORTUNITY TO IMPROVE

Conteúdo do acordeão

Queres saber mais sobre o papel que a alimentação e nutrição podem ter nas perturbações do espectro do autismo? 

Nesta palestra poderás ficar a conhecer a relação que existe entre o Autismo, a Nutrição e o eixo Intestino-Cérebro.

Não vais querer perder esta oportunidade!

Sessão Plenária

Moderadora: Prof.ª Doutora Cláudia Marques

Oradora: Dr.ª Daniela Seabra

A investigação da microbiota intestinal e da sua relação com outros sistemas é uma área emergente e fascinante.

A Mesa Redonda dedicada a este tema irá incidir em tópicos que relacionam a microbiota intestinal com as mais diversas condições e patologias. Assim, poderás ficar a conhecer a evidência científica mais atual relativamente ao Papel da Microbiota Intestinal na Depressão e Ansiedade, mas também da relação entre a Microbiota Intestinal e a fisiopatologia da Enxaqueca. E como a microbiota não se relaciona apenas com doença, trazemos-te também o que se sabe sobre a sua relação com a Performance dos Atletas.

Não percas esta oportunidade!

Mesa Redonda

Moderadora: Prof.ª Doutora Cláudia Marques

Papel da Microbiota na Depressão e Ansiedade
Prof.ª Doutora Cláudia Marques

Enxaqueca e Microbiota
Prof.ª Doutora Margarida Martins Oliveira

Microbiota e Performance dos Atletas
Dr.ª Catarina Batista Oliveira

ALMOÇO

Conteúdo do acordeão

Gostavas de saber mais acerca do Futuro da Alimentação? 

A agricultura portuguesa tem como grande desafio acrescer o valor dos alimentos, apostando na nacionalidade, em condições ambientalmente sustentáveis e equilibradas.

A palestra “O Futuro da Alimentação” é dedicada a futuros profissionais de saúde curiosos com o futuro do setor da indústria alimentar. Serão abordados temas relativos à Economia e Produção Agrícola e os seus impactos.

Keynote

Moderador: Prof. Doutor Pedro Oliveira

Orador: Professor Doutor Francisco Avillez

Gostavas de saber mais acerca da resposta nutricional no doente com COVID-19? Tens curiosidade no trabalho desenvolvido na área da Investigação no âmbito da COVID-19?  

A palestra “Modelo Integrado para a Intervenção na Área da Alimentação e da Nutrição no Contexto da COVID-19” passa por temas como a promoção da Alimentação Saudável em contexto pandémico, que políticas têm sido estudadas e adotadas neste âmbito e a resposta nutricional no doente com COVID-19 em fase aguda internado em enfermaria hospitalar. Além disso, terás a oportunidade de conhecer os diferentes resultados obtidos, no último ano, da área da Investigação no âmbito da COVID-19.

Mesa Redonda

Moderador: Professor Doutor Jaime da Cunha Branco

 Política Nutricional
Prof.ª Doutora Maria João Gregório

Investigação
Prof.ª Doutora Cláudia Marques

Resposta Nutricional no Doente com COVID-19 em Fase Aguda 
Dr.ª Graça Ferro

n2sconference.direcao@gmail.com
Associação de Estudantes da NOVA Medical School
Faculdade de Ciências Médicas (AEFCM)
Campo dos Mártires da Pátria, 130
1150-111 Lisboa, Portugal